terça-feira, 15 de julho de 2014

Entre a incompetência e o descaso

A Copa do Mundo terminou e as pesquisas dizem que um percentual importante dos presentes à Copa do Mundo, incluindo autoridades e torcedores de países que participaram das competições, experimentaram uma reversão de expectativas:
- esperavam um show da seleção brasileira em campo, e viram um time fraco, sem padrão de jogo, que caiu vergonhosamente diante do primeiro adversário de peso na história das copas do mundo;
- esperavam um caos fora dos gramados, e foram positivamente surpreendidos com segurança, organização, estadias, alimentação. Aqui, a ressalva parece ter sido sempre a mesma, especialmente por parte dos torcedores: custos muito altos (mas isso é um outro assunto, que merece um outro texto só a esse respeito).

Em uma primeira leitura, que eu chamaria de superficial e ingênua - esse é o meu ponto de vista! - é possível dizer que o Brasil está muito à frente do que a comunidade internacional, e mesmo boa parte da população (incluo a mim mesmo!) acreditam a respeito do nosso país.

Em uma análise um pouco mais cuidadosa - lembrem-se que esse é o meu ponto de vista! - algumas questões merecem ser levantadas:
- temos sofrido anos seguidos de piora enorme nos índices de violência em TODAS as capitais de estado do Brasil. Cidades como Fortaleza, que foram lugares tranquilos e muito receptivos ao turismo nacional e internacional até um passado muito próximo (até por volta de 15 anos atrás), viraram lugares EXTREMAMENTE PERIGOSOS, onde a população está na condição de refém da criminalidade. Em São Paulo, a maior cidade da América do Sul, esse assunto é tão recorrente que é quase desnecessário dizer, mas vamos lá: aumento ENORME nos índices de latrocínios, assaltos a mão armada, assassinatos, sequestros, além da "invenção" de muitas novas "modalidades" de crimes, como "sequestros relâmpago", arrastões em restaurantes, arrastões em condomínios, movimentos organizados de agressão à polícia, assassinatos de policiais, e a lista segue...
Em sua totalidade, as alegações para essa escalada de violência, que passa pelas explicações das diferenças sociais e as mazelas dos menos favorecidos, sempre cai no mesmo denominador comum: "HÁ FALTA DE RECURSOS PARA COMBATER A CRIMINALIDADE!". Essa explicação sempre foi uma mentira evidente, já que temos a maior carga tributária da história do país, e uma das maiores do mundo... se falta recursos e direitos assegurados à população (transporte, educação, saúde e segurança) SOBRAM RECURSOS PARA O ESTADO GORDO E INERTE QUE GOVERNA O NOSSO PAÍS!!!
E qual o legado dessa Copa, na minha opinião? O maior legado dessa Copa do Mundo realizada em território nacional, que surpreendeu pela falta de "acidentes graves" fora dos estádios é um só: expor a situação a que nós, filhos da pátria mãe, pagadores de impostos, cidadãos brasileiros, estamos DESNECESSARIAMENTE SUJEITOS há tantos anos. Essa Copa evidencia que a decadência das condições de vida experimentadas pela população brasileira é fruto de uma entre duas alternativas possíveis:
- incompetência, situação menos provável, pois senão a Copa teria sido o desastre que muitos supunham (inclusive eu!)
- o MAIS INDECENTE DESCASO COM O ESTADO DE COISAS A QUE NÓS, CIDADÃOS BRASILEIROS, ESTAMOS EXPOSTOS DIARIAMENTE!
Na mais absurda das inversões de valores, quando é pra inglês ver, o Planalto Central soube fazer sua lição de casa, mas quando é em prol da população brasileira..... está dito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário